segunda-feira, 24 de março de 2014

Esmaltes



Hoje vou falar de esmaltes... Por que nenhuma joia ou biju vai bem se for mal acompanhada. Não adianta nada fazer aquele investimento, colocar aquela roupa, aquele salto lindo, aquele anel maravilhoso, que arrasa com um simples balanço de mão se, quando o olhar chegar nas unhas, Pah! Tá lá o danadinho do esmalte lascado!
Faz tempo que as joalherias não têm usado o famoso branquinho em suas modelos de catálogos, mas a temporada de semanas de modas europeias promete que ele voltará com tudo na próxima estação.
Quando for montar um look em que o anel é importante ou, como no caso das noivas,  aparecerá em muitas fotos, é legal pensar que os esmaltes clarinhos do tipo branquinho ou nude ajudam a destacar o anel. Pedras coloridas também se destacam mais quando o anel é acompanhado por unhas esmaltadas com cores neutras.
No último fashion week de Paris, a estilista Stella McCartney, usou tons de pastel e branco em suas modelos, amei! 

Mostra das cores usadas no desfile da estilista Stella McCartney. Fonte: Site stylist. (http://www.style.com/beauty/beautycounter/tag/nails)


Porém, se o intuito é dar uma carregada no visual, escolha uma cor de esmalte que não brigue com o tom predominante dos anéis a serem usados. A tendência desse ano são os esmaltes metalizados, furta cor e acabamentos foscos. As cores em tons lilás e laranja também estão bem em alta e com muitas opções no mercado.
Para as modernas, o esmalte preto realça o estilo “moderninho” e acompanha maravilhosamente bem os diamantes!
Agora, se existe um clássico (sexy) para esmaltes, este, é o vermelho! A combinação esmalte vermelho e pedra verde é simplesmente deslumbrante! Atrai até os mais críticos olhares.
Fiz uma seleção rapidinha de cores claras e escuras que estão bem em alta ou é aquele coringuinha certo para deixar suas mãos como de rainha.


sexta-feira, 21 de março de 2014

Peregrina, a pérola mais cara do mundo.





Não adianta, Elizabeth Taylor é uma das minhas divas favoritas! É bem comum vê-la por aqui...
         Como falei de pérolas ontem, me lembrei mais tarde de uma história bem legal, mas dessa vez o personagem principal não será Taylor, mas seu cachorrinho pequinês.
Elisabeth Taylor ganhou do seu então marido Richard Burton uma das pérolas mais famosas do mundo, a "Peregrina".
Essa pérola foi descoberta por um escravo em 1579 no golfo do Panamá; e assim, ele conseguiu comprar sua liberdade. Batizada de "Peregrina", a pérola, que possui 50,56ct em formato de pêra,   passou pelas mãos de diversos reis e adquiriu várias lendas ligadas a ela antes de chegar às mãos de Elisabeth Taylor.
O fato é que, alguns anos após Taylor ter ganhado o presente, ela perdeu a pérola e só a reencontrou após a morte de seu cachorrinho pequinês. Os veterinários reencontraram a "Peregrina" na barriga do animal durante uma autópsia.
Ainda assim, mesmo após quinhentos anos de sua descoberta (e um bom tempinho na barriga do cachorrinho), em 2011, David Warren, diretor do departamento de joias da Christie's de Londres, afirmou que a Peregrina estava intacta e sem nenhuma rachadura em seu nácar. Um verdadeiro tesouro natural.
Ela foi leiloada no mesmo ano em Nova York por um valor histórico: cerca de 11,84 milhões de dólares, valor recorde para uma única pérola.

quinta-feira, 20 de março de 2014

Pérolas - curiosidades e cuidados.



De forma geral, a maior dificuldade de quem compra joias, é mantê-las limpas e em boas condições. Nesse sentido, acho que a pérola é a gema que causa mais equívocos em seus cuidados.
Existem pérolas naturais e sintéticas. Algumas sintéticas são produzidas a partir de resíduos da própria pérola que são misturados a outros agentes e a partir dessa liga são feitas esferas (pérolas). Essas pérolas sintéticas não possuem valor nenhum de mercado.
Quanto às naturais, são cultivadas em diversos países, mas principalmente na China, Japão e Taiti. E sim! Você não entendeu errado; elas são cultivadas em grandes fazendas de ostras. Estas, podem ser  cultivadas em água doce ou salgada, dependendo de onde provém a ostra.
 As cores e os tamanhos das pérolas são determinados pelas ostras, elas vão do branco ao amarelo dourado e as escuras vão do cinza arroxeada ao negro. Podemos ver também pérolas naturais em tons róseos. São lindas!
Quanto à cor, hoje no mercado, as mais pedidas são as muito brancas, mas há também muita procura pelas coloridas como as negras, as amarelas que podem ser naturais ou tratadas e as marrons que são obrigatoriamente tratadas já que a natureza não produz pérolas nesta cor. Esses tratamentos realizados em pérolas, geralmente, são aceitos pelos institutos gemológicos, pois uma vez tratadas, elas não perdem a cor. 
Brinco de ouro amarelo e pérolas marrons by Isabel Oliveira ( www.isabeloliveira.com.br)

Muitas coisas são importantes para calcular o valor da pérola, os principais fatores são: o brilho, a forma (quanto mais a esfera é perfeita, mais cara ela é), o diâmetro e a cor.

A chamada pérola south sea é hoje, uma das  mais caras do mercado. Isso ocorre porque a ostra que a produz só pode ser cultivada em águas dos oceanos Indico e Pacífico e elas produzem pérolas enormes que ultrapassam os 20mm de diâmetro! Os valores dessas pérolas, são na mesma proporção, estratosféricos.
O nácar é o elemento no qual as pérolas são compostas e ele é constituído praticamente de cálcio; por isso, elas são tão sensíveis ao ácido, como o ácido úrico, produzido pela pele durante a transpiração. Se colocarmos uma pérola em um copo de vinagre, ela se desintegrará por inteiro! 
Pérolas barrocas (sem formato definido) nas cores amarela, cinza arroxeado e branca. Pena que na foto não deu para mostrar o brilho bem roxinho que as mais escuras possuem!

Então, vamos aos cuidados que se deve ter com as pérolas ao comprá-las e mantê-las.
  • Colares de pérolas devem ser feitos em fios de seda com nós entre elas, pois a fricção pode ocasionar desgaste do nácar  no local de atrito.
  • Vista a sua pérola  depois de passar cremes hidratantes e espere a pele estar seca para vesti-la.
  • Evite passar perfume onde a pérola terá contato com a pele
  • Conserve-a sempre em local separado de metais, eles podem arranhar o nácar da sua pérola.
  • Preferencialmente, guarde a pérola dentro de estojo de algodão.
  • Para limpar sua pérola, jamais a coloque em água fervente ou com sal! Isso não existe! A limpeza da pérola é muito simples: toda vez que usá-la, ao retirar a peça, passe um pano de algodão limpo para tirar os resíduos que estejam nela e guarde-a separadamente de outras peças. Só isso tá?
É também recomendado que, de tempos em tempos, você troque o fio de seda no qual são feitos os colares e pulseiras, mas sempre procure um joalheiro experiente para este serviço.
Para pérolas cravadas em ouro ou outro metal, nunca tente limpar a peça com produtos abrasivos, pois um simples descuido é o suficiente para comprometer sua joia, procure seu joalheiro para limpar essas peças. Se bem cuidadas, suas pérolas durarão para sempre!